16 agosto 2017

Olhar Felino: Dois Jogos em casa, 1 golo de diferença

Queria começar por agradecer ao Blog Fora de Jogo, pelo convite para escrever sobre o Sporting, muito obrigado!

O resultado em si não compromete a eliminatória, isto se não fossemos o Sporting Clube de Portugal.
Não há sorteios favoráveis para o Sporting, nós fazemos sempre o possível e o impossível para complicar.
Não sofrer golos em casa é sempre positivo, alias de positivo do jogo só mesmo esse facto e a moldura humana presente em Alvalade.
Começamos o jogo desde logo a empatar, um 11 repetido ( tirando o defesa esquerdo) que pouco ou nada trouxe de positivo na 6ª feira mas teimamos em voltar a apresentar um meio campo sem criatividade, um ataque sem uma presença forte na área e fundamentalmente sem qualquer jogo interior.
Conforme já referi em várias opiniões, seja no Twitter ou no #Sporting160, Podence não é solução para a posição, nesta altura Doumbia será a opção mais óbvia embora continue a achar que falta um reforço para a posição, alguém que faça 15 a 20 golos por época, que saiba ocupar os espaços entre linhas e que apareça na área a finalizar.

“São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados.” – Platão
Esta frase define o nosso meio campo, colocamos 2 jogadores sem qualquer inspiração ou criatividade. Optar por Battaglia e Adrien ao invés de Battaglia e Bruno Fernandes retira qualquer criatividade ao meio campo do Sporting, Bruno Fernandes é nesta altura um jogador essencial, quer por aparecer em zonas de finalização ( 2 remates à baliza dentro da área em 20 minutos) quer para criar um futebol muito mais ofensivo e com uma visão de jogo bastante superior, com o bónus de ter poder de fogo na longa distância.

Sobe sobe Balão sobe
O jogo excessivo que efetuamos pelas alas, leva facilmente os adversários a adotarem em Alvalade um sistema defensivo em 4x5x1 , tapando todos os caminhos para a baliza, povoando os últimos 30 metros.
O que vimos ontem e na 6ªfeira foi um Massacre de cruzamentos , quase todos mal efetuados ( Salvou-se o La Zurda Mágica Acuna) onde aos defesas basta estarem atentos a Bas Dost, pois a nossa presença na área é essencialmente composta em 90% por Bas Dost, os outros 10% ficam entregues a Gelson e Acuna que lá aparecem nos primeiros 20 minutos, depois nem eles acreditam .
A quantidade de cruzamentos feitos em Balão para a área devia ser alvo de estudo e nas estatísticas devia constar este novo tipo de lance , Cruzamentos 10 , Balões 8 .

Plano B
Não existe, Jesus não tem, não conseguiu criar um plano B.
Este é o meu maior foco de preocupação, o técnico tem pela frente o seu maior desafio, voltar a reencontrar o seu “ Eu” .
Não quero o Jesus de fato e gravata, não quero o Jesus educado, quero o Jesus de fato de treino, a insultar qualquer jogador que faça um passe errado, que tome uma má opção.
Voltar a realidade, Podence é extremo, Bruno Fernandes é titular, para jogar ao lado de Dost temos Doumbia, Dala, Iuri Medeiros ( é a posição dele nesta tatica) e temos Alan Ruiz.
Depois é colocar a equipa a jogar com jogo interior, um futebol diversificado e difícil de travar mesmo com autocarros de 2 andares, voltar a ter eficácia nas bolas paradas aproveitando as torres que temos atualmente.
Sou um defensor do técnico mas esta na altura de mostrar o quanto bom é a colocar as equipas a jogar, este ano todos os seus pedidos foram atendidos, agora a bola esta do lado dele.

Fortaleza de Dâmbovița
Na próxima semana iremos a Bucareste, na defesa de um dos grandes objetivos da época, a passagem para a fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Não existe forma de contornar, temos que conquistar Budapeste (conhecida como a Fortaleza de Dâmbovita), o segredo estará mesmo por conquistar a Fortaleza, Hastear a nossa bandeira e começar a marcar pontos na Europa, quer desportivamente quer financeiramente.
Não admito outro resultado final que a passagem para a fase de Grupos, mas pelo meio ainda teremos que conquistar o Castelo da Cidade Berço.

Declarações no final do jogo.
Se houvesse VAR na liga dos Campeões , o Var teria anulado as declarações de Jorge Jesus por um claro “ Fora de Jogo”.

Substituições
Tardias , aos 25minutos metade de Alvalade já pedia Bruno Fernandes e Doumbia no relvado de Alvalade… e com razão.

Nota: O Sporting 1 Setúbal 0 foi um jogo onde cumprimos o serviço mínimo, infelizmente não chegou de alerta para o jogo de ontem.


Nota FDJ: Aproveita o FDJ para dar as boas vindas ao Castro e agradecer pela sua ajuda. É com pessoas como ele que este espaço irá crescer ainda mais. 
Aos nossos leitores também informamos que semanalmente existirão opiniões sobre os restantes 'grandes' de Portugal. Obrigado.

12 comentários:

  1. Mais tarde passarei para ler melhor. Parabéns ao foradejogo por mais esta iniciativa

    ResponderEliminar
  2. A questão é que o JJ é hiper teimoso. Estamos fdds

    ResponderEliminar
  3. As lagartixas andam preocupadas

    ResponderEliminar
  4. Tobias Figueiredo 2.016 de agosto de 2017 às 17:05

    Ontem ao início da segunda parte pensei que o JJ fosse meter logo o Doumbia e o Bruno Fernandes, porque seriam as soluções mais óbvias.
    Quero dar uma nota de destaque ao Mathieu: que senhor central que temos na nossa defesa do Sporting. Desde os tempos de André Cruz que não morava em Alvalade um central com tanta classe. É para manter pelo menos três épocas.

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Como é hão-de ganhar se nem sabem onde vão jogar?

      Eliminar
  6. Um comentario lúcido de quem parece gostar muito de futebol e não se perde com clubites. Venha o próximo texto já para a semana sff.

    ResponderEliminar
  7. Off topic: Participem no Fantasy League da Liga Portuguesa, onde as indicações para as inscrições estão no seguinte link: http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/2017/08/realfevr-e-galaxia-futebolistica.html

    Abraços e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  8. Apesar de alguma confusão geográfica, gostei. Lucidez acima de tudo. Sem impropérios, sem ataques e objectivo. Parabens.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...