29 setembro 2015

Caso Doyen: Sporting só pode recorrer a um tribunal em caso de 'derrota' que dificilmente mudará a decisão. Benfica tem melhor ciclo da Europa

Bruno de Carvalho anunciou este domingo, durante a Assembleia Geral do Sporting, que está confiante de que vai ganhar o processo contra a Doyen que corre no TAS, mas que se não o fizer, o processo não termina aí: vai recorrer para os tribunais civis.
Ora a revelação do presidente leonino acabou por ser surpreendente, porque se esperava que a decisão que o TAS deve anunciar nas próximas semanas fosse final.
Segundo o portal Maisfutebol confirmou junto de Nogueira da Rocha, juiz português na Suíça, só há um tribunal que tem competência para analisar decisões do TAS: trata-se do Tribunal Federal da Suíça, que funciona como uma espécie de supremo tribunal.
Por isso, no caso de a decisão ser desfavorável ao Sporting, o recurso para os tribunais civis terá de ser feito através do Tribunal Federal da Suíça, o qual poderá anular, ou não, a decisão vencida no Tribunal Arbitral do Desporto.
Nogueira da Rocha confirmou também que há histórico de decisões do TAS que foram realmente anuladas pelo Tribunal Federal da Suíça.
No entanto, a má notícia é que, de acordo com o portal, embora Nogueira da Rocha não o quisesse afirmar, essa não é a prática comum: na grande maioria das vezes, o Tribunal Federal mantém as decisões do TAS. Tal como acontece na generalidade dos processos civis em tribunal, de resto.

Benfica tem melhor ciclo da Europa. Não é um novo máximo histórico, mas não tem exemplo a nível europeu. Com o triunfo sobre o Paços de Ferreira, o Benfica somou o 55.º jogo de campeonato consecutivo na condição de visitado sem conhecer o sabor da derrota, remontando a última a uma receção ao FC Porto, em março de 2012, que até lançou os dragões para a conquista do título de campeão em 2011/12. Ou seja, há dois anos e meio que ninguém deixa o Estádio da Luz a cantar vitória em jogos referentes ao campeonato, sendo este um registo que nenhum emblema europeu supera, iguala ou do qual sequer se aproxima.
A equipa que mais perto está de um ciclo tão longo é o Wolfsburgo, na Alemanha, com... menos de metade dos jogos na condição de imbatível na sua casa, somando 26 partidas, mais duas que o terceiro colocado do pódio, os franceses do PSG. A lista prossegue, com alguns colossos pelo meio, com Real Madrid (20), Dínamo de Kiev (19), Valência (15), Gent (13), Vitesse (12), CSKA e Dínamo de Moscovo (9) e, além de vários outros, Barcelona (8).
Este não é, contudo, o último ciclo tão prolongado das águias. Entre as épocas 1987/88 e 1990/91, portanto há 24 anos, o Benfica esteve imbatível no Estádio da Luz durante... 70 encontros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...