27 janeiro 2014

Sporting estuda queixa para impugnar Taça da Liga. Provar intenção deliberada do FC Porto é difícil, diz especialista

O departamento jurídico da SAD leonina está a analisar os acontecimentos no Dragão e no 25 de Abril, onde os jogos deveriam ter sido disputados em simultâneo, com a intenção de avançar com a queixa e impugnar o triunfo portista, o que significaria a qualificação leonina para a meia-final da competição. Para esse efeito, está a ser estudada a sustentação jurídica para essa interpelação, que alegará sempre que o jogo no Porto teve início 2’45’’ depois de começar a partida em Penafiel, a segunda parte teve três minutos e doze segundos de atraso e que Josué bateu o penálti que deu a vitória aos campeões nacionais 5’35’’ depois do apito final do triunfo dos leões no reduto duriense.
Quanto ao atraso no início da partida entre FC Porto e Marítimo não restam dúvidas. Existiu e justificará uma multa aos dragões, responsáveis pela infração. Apesar de a punição à intenção deliberada de retardar o início de um jogo estar consagrada nos regulamentos, o especialista jurídico José Manuel Meirim reconheceu ao jornal O Jogo que provar a sua existência não será uma tarefa fácil.
“O Sporting poderá tentar apresentar uma queixa disciplinar à Comissão de Instrução de Inquéritos da Liga, mas pelo impacto da situação creio que a própria Liga deverá abrir esse inquérito, para apurar eventuais indícios de infração dos quais não deve ser fácil fazer prova. A infração disciplinar por atraso há, ponto final. Se foi feito dolosamente para prejudicar terceiros, a pena será a multa e a derrota. Vai depender dos relatórios do delegado da Liga e do árbitro, peça importante”, esclareceu José Manuel Meirim, concedendo que eventuais repercussões desportivas só se verificarão provando-se prática dolosa.

2 comentários:

  1. O Meirim tem avença no Jogo ou é impressão minha? N existe nenhum especialista em Dto Desportivo neste pais?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...